CataLivros

DE FÃ PARA FÃS! - Blog para apaixonadas(os) por romances, pricipalmente Clássicos Históricos e afins. Resumos, Capas, Curiosidades, Livros para venda.

Minha foto
Nome:
Local: Natal, RN, Brazil

sexta-feira, outubro 13, 2006

Leia, Veja e Ouça!

Ontem a noite, conversando com a Drika (com K, aquela da Livros & Afins), soube que ela encontrou uma pérola num sebo. Uma edição do livro "Em Algum Lugar do Passado", no qual foi baseado o filme com Christopher "Superman" Reeve e Jane Seymour (ai que inveja do cabelo dela!). Para mim foi uma descoberta porque, até então, do alto de minha ignorância, desconhecia o fato de existir o livro. Em homenagem ao Reeve, de quem sou fã, e também ao filme, que é lindo, resolvi montar este artigo. Afinal, quem não gostaria de um amor assim, que trancendesse os limites do tempo e do espaço?

O LIVRO:
Título Original: Bid Time Return

Publicação Original: Richard Matheson, 1975.
Publicação no Brasil: Nova Cultural, 1987.

Resumo:
"Então, ela e eu havíamos estado num mesmo lugar, uma vez."

1971, UM HOMEM ANGUSTIADO À PROCURA DA VIDA.
1896, UMA MULHER OPRIMIDA ESPERANDO O AMOR.
ELES TÊM UM ENCONTRO MARCADO, MAS CONSEGUIRÃO SUPERAR AS IMPLACÁVEIS BARREIRAS DO TEMPO?

O antigo retrato de uma bela mulher invade a vida de richard Collier, um jovem escritor atormentado com o seu presente. Como ecos de um passadodesconhecido, acontecimentos e imagens de uma existência anterior vão tecendo uma rede que acaba por envolver o mundo de Collier. Entre o sonho e a realidade ele se esforça para recuperar esse passado perdido: a mulher que amou e os momentos vividos durante esse grande amor."


O FILME:
Título Original: Somewhere in Time
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1980
Direção: Jeannot Szwarc
Roteiro: Richard Matheson, baseado em livro de Richard Matheson
Música: John Barry
Fotografia: Isidore Mankofsky

Elenco
Christopher Reeve (Richard Collier)
Jane Seymour (Elise McKenna)
Christopher Plummer (William Fawcett Robinson)
Teresa Wright (Laura Roberts)
Bill Erwin (Arthur Biehl)
George Voskovec (Dr. Gerald Finney)
Susan French (Elise - velha)
John Alvin (Pai de Arthur)
Eddra Gale (Genevieve)
Audrey Bennett (Shelley)
William H. Macy
Richard Matheson

Sinopse
Universidade de Millfield, maio de 1972.
Richard Collier (Christopher Reeve) é um jovem teatrólogo que conhece na noite de estréia da sua primeira peça uma senhora, idosa, que lhe dá um antigo relógio de bolso enquanto, em tom de súplica, lhe diz: "volte para mim". Ela se retira sem dizer mais nada, deixando Richard intrigado enquanto volta para seu quarto no Grand Hotel.

Chicago, 1980.
Richard não consegue terminar sua nova peça, assim decide viajar sem destino certo e resolve se hospedar no Grand Hotel. Lá resolve visitar o Salão Histórico, que esta está repleto de antiguidades e curiosidades do hotel, e fica encantado com a fotografia de uma bela mulher. Como não havia plaqueta de identificação Richard procura Arthur Biehl (Bill Erwin), um antigo funcionário do hotel, que diz para Richard que o nome dela é Elise McKenna (Jane Seymour), uma atriz famosa que fez uma peça no teatro do hotel em 1912. Collier fica tão obcecado com o rosto de Elise que decide não partir e então vai até uma biblioteca próxima, onde pesquisa sobre McKenna. Para sua surpresa descobre que Elise é a mesma mulher que lhe deu o relógio, que ele carrega até hoje. Richard então procura Laura Roberts (Teresa Wright), que escreveu o artigo sobre Elise. Inicialmente ela não o recebe bem, mas quando ele mostra o relógio Laura fica espantada, pois era uma objeto de estimação que ela nunca se separava e sumiu na noite em que ela morreu, ou seja, na noite em que falou com Richard. Ao conversar mais calmamente com Laura, Richard toma consciência que ele e Elise tinham vários fatores em comum, mas parece que para achar a peça que falta deste bastante intricado quebra-cabeças ele terá de ir em algum lugar do passado, mas para isto precisa se desligar totalmente do presente."


MAIS...

A TRILHA SONORA:
"A trilha sonora que John Barry compôs para "Em Algum Lugar Do Passado" em muito supera o filme, tornando-se uma das mais bem-sucedidas trilhas de todos os tempos, sendo também uma de suas obras mais românticas e sensíveis." (Submarino)

Músicas
1. Somewhere In Time
2. The Old Woman
3. The Journey Back In Time
4. A Day Together
5. Rhapsody On A Theme Of Paganini
6. Is He The One
7. The Man Of My Dreams
8. Return To The Present
9. Theme From Somewhere In Time

Resenha Editorial:
"Millennium Cinema - Em Algum Lugar do Passado
A melhor obra romântica de John Barry: Embora o filme "Em Algum Lugar Do Passado" tenha feito sucesso em seu lançamento, a trilha sonora composta pelo grande compositor inglês John Barry (famoso por seu trabalho para a série 007) ganhou vida própria tornando-se uma das mais bem-sucedidas trilhas de todos os tempos. Ao invés de sua usual fusão de música clássica com jazz, Barry optou por orquestrações sensíveis com destaque para o piano, enfatizando um romantismo exacerbado, sem nunca cair no sentimentalismo barato da maior parte de projetos similares. O elegante tema do filme, executado por Roger Williams, já se tornou um clássico, enquanto a inclusão de "Rhapsody on a Theme of Paganini," de Rachmaninoff, tornou este compositor um dos mais populares na época do filme. Destaque para "The Journey Back In Time", "The Man Of My Dreams" e "Somewhere In Time". Se você gostou da trilha de "Titanic", irá se apaixonar por esta exuberante obra de John Barry.

Resenha de Marcello Mineiro."

Curiosidades

- Como carros não eram permitidos na região onde ficava o Grand Hotel, a produção de Em Algum Lugar do Passado teve que obter autorização especial da Prefeitura para que pudesse utilizá-los nos sets de filmagens. Entretanto a autorização valia apenas para as cenas que seriam rodadas, não permitindo que atores e a própria equipe técnica usassem carros para se locomover.
- O roteirista Richard Matheson aparece em uma pequena ponta.
- Foi lançada em DVD uma versão comemorativa pelos 20 anos do filme, na qual foi remasterizado digitalmente.
- O orçamento de Em Algum Lugar do Passado foi de US$ 5,1 milhões.


Pesquisa: Drica
Agradecimentos à Drika Teixeira pela imagem da capa do livro.

5 Comments:

Anonymous Drika said...

Que lindo!!Como disse la na comunidade essa história marcou toda uma juventude, despertou meu lado romântico. Acho essa história ÚNICA! Brigada Drica!!
Bjs
Drika - Livros e Afins

1:27 PM  
Anonymous Kelina Saldanha said...

Nossa!!! Tõ boba! Não sabia q esse filme era baseado num livro. Ele é liiiiiiiiiiiiindo. Descobri-o por acaso, passando na madrugada da Globo. Nunca esqueço qd o personagem do Reeve descobre o motivo do sorriso da linda dama retratada no quadro... ai ai...

bjs

12:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá

Eu ainda não consegui ler o livro Em algum lugar do passado mas o filme realmente é muito lindo, eu tenho um blog mas só sobre filmes e musicas que é a minha paixão mais achei o teu blog muito lindo já li varios romances e tem um que é especial pra mim Paixão de outono amei a história.
Bjs

9:34 PM  
Anonymous  said...

Olá

Eu ainda não consegui ler o livro Em algum lugar do passado mas o filme realmente é muito lindo, eu tenho um blog mas só sobre filmes e musicas que é a minha paixão mais achei o teu blog muito lindo já li varios romances e tem um que é especial pra mim Paixão de outono amei a história.
Bjs

9:35 PM  
Anonymous Lizamay said...

Eu tive esse livro, e vi este filme no cinema, aos 18 anos...sabem lá o que é encontrar-se com Christopher Reeve lindíssimo, aos dezoito anos? Não tinha outro ideal de homem, pra minha adolescência...
Meu grande sonho era viajar e me encontrar com ele...como no filme!
Ainda hoje, aos 49 anos, esse homem me desconcerta...
Em algum lugar do futuro, eu gostaria de reencontrá-lo...

12:06 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home