domingo, outubro 23, 2005

Falando das Irmãs Calloway...

Quando comprei o primeiro livro da série, "Mariah", não estava com grandes expectativas em relação a eles. Não tinha o hábito de comprar romances contemporâneos, minha paixão sempre foram os históricos.
O livro realmente se mostrou apaixonante. Lembro-me que a história da garota "porra-louca" que se apaixona pelo pastor com "olhos da cor de whisky" me prendeu do início ao fim. Tanto que eu quis ler os outros livros da série. Na minha opinião, "Mariah" e "Eden", respectivamente a mais nova e a mais velha das irmãs Calloway, são os melhores. O mais fraco para mim foi "Tess". Talvez pelo fato da protagonista ser tão indecisa, recatada e cheia de dúvidas, muito preocupada com o que os outros vão pensar dela...
"Mariah" é só paixão! Ela vive de um pólo a outro, navega pelas emoções de uma forma que, ao ler o livro, achei que ela sofresse de um transtorno bipolar! O fato de Mariah fugir dos relacionamentos e flertar com a morte também dá o que pensar. E haja sexualidade reprimida!
"Eden" é uma loba; virgem, mas uma verdadeira loba! Ainda que inconsciente de seu poder de sedução, agarra o homem mais cobiçado da série (depois do delicioso pastor). E sem fazer muito esforço para isso! Eden é uma ode à feminilidade e, como diz uma passagem, sua figura parece gritar "MULHER!" por todos os poros.
A explosiva "Jo" fica espremida no meio da série, com seu romance com um cantor de rock, em meio inúmeras dúvidas tipo "devo beijá-lo ou salvar as baleias?..." Mas é bem sensual.
De qualquer forma, a série é bem interessante. Há nela muito da cultura americana. As dúvidas das quatro irmãs têm muito a ver com questões morais e religiosas muito presentes no povo do meio-oeste e de origens protestantes.
Apesar de terem sido publicados aqui em meados da década de 90, foram escritos em 1988/89, daí essas questões pesarem tanto no enredo e na vida das quatro protagonistas.
Ainda não éramos tão liberadas assim...

Um comentário:

Anônimo disse...

Oooi!
Nossa, o lay tá lindo! E eu gostei muito dos seus posts. Até fiquei curiosa pra ler os livros (como se já não ficasse só de ouvir a palavra "romance", rs).
As capas também tão lindas!
Beijos!